O curso de Terapia Holística do Bebê , tem como objetivo oferecer para as gestantes, pais e cuidadores, uma visão geral da forma de cuidar, interagir e proteger a VIDA do bebê.
A interação físico-emocional mãe-bebe se inicia na fase intra uterina, onde a parte sensorial dele esta em desenvolvimento (por volta da 12ª gestação), ele senti e ouve todas as emoções da mãe. Todas as sensações que a mãe senti como a felicidade, tristeza, estresse são passados para o feto, através da liberação de hormônios (endorfina, adrenalina) do sangue materno. A audição é o sentido que mais se desenvolve, o feto se acostuma com os ruídos que vem do organismo materno, o som se propaga através do líquido amniótico e dos órgãos sólidos da barriga da mãe então ele ouve um som mais grave que o normal.
Para que haja um estímulo da parte sensorial é recomendada a musicoterapia embasada no “Efeito Mozart”, onde através da música o bebê sente-se relaxado e tranqüilo.
Logo após o nascimento o bebê tem um tempo para se adaptar ao mundo externo (mundo aéreo) pois dentro do útero materno ele se sente protegido e seguro.
Através do banho de ofurô ele vai ter de volta aquela sensação intra uterina , quando realizado em banheira terapêutica proporciona ao bebê saúde, tranqüilidade, e relaxamento durante o banho, ele é eficaz para prevenir cólicas, diminuir estresse causados pelo medo.
A massagem Shantala originou-se da observação do Dr. Frédérick Leboyer, em Calcutá –Índia, de uma mulher de nome Shantala massageando seu bebê. Esta técnica é amplamente utilizada nos bebês para o relaxamento, diminuir cólicas intestinais, ativar a circulação, acalmar e tranqüilizar, além de propiciar afeto e amor entre mãe/pai e bebê.
Todo bebê é um ser totalmente dependente que requer afeto, atenção e cuidado.
A escolha de se ter um filho é assumir a responsabilidade plena desses cuidados.
O cuidador deve ter em mente como agir com o bebê em qualquer situação, inclusive saber tomar uma atitude em uma situação emergencial. Prestar socorro é não somente dever como obrigação dos pais/cuidador.
Culturalmente muitos podem achar um assunto tabu, mas saber salvar uma vida faz toda a diferença.
Saber o que posso fazer por um filho é uma condição de responsabilidade, segurança e proteção.
Duração do curso: 5 Horas.
Prof./Mestra Elis Regina Varalda Rodrigues
Enfermeira/Mestra - Pedriatria e Neonatologia