Get Adobe Flash player

informe saude

O consumo de bebidas que contém cafeína durante a gestação deve ser limitado, pois a eliminação desta substância fica mais demorada, podendo alcançar 10 horas. Além disso, a cafeína pode interferir no crescimento e desenvolvimento das células fetais, e ainda, comprometer o aporte de oxigênio para o feto.

Estes fatores estão associados ao baixo peso do bebê no nascimento.Pesquisadores recomendam que mulheres grávidas limitem seu consumo de cafeína em 300 mg ao dia.Abaixo, enumeramos a quantidade de cafeína nas bebidas mais comuns:

- Café de cafeteira: 115 mg em 150 ml.
- Café instantâneo: 65 mg em 150 ml.
- Café descafeinado: 3 mg em 150 ml. 
- Chá: 40 mg em 150 ml.
- Refrigerantes (exemplo: coca-cola): 25 mg em 250 ml.
- Leite achocolatado ou chocolate quente: 5 mg em 250 ml.

Observação: 150 ml equivale a uma xícara de chá e 250 ml a um copo do tipo americano.

 

Ofurô Para Bebês Conquistam as Mães Brasileiras

POR KARINA CHIARADIA - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.    QUARTA-FEIRA,  18 JAN 2012



Banho dado em uma banheira especial ajuda aliviar cólicas e sensação de desconforto em recém-nascidos

Criado por holandeses, o banho de ofurô para bebês, que é dado em uma banheira específica desde os primeiros dias de vida da criança, vem conquistando cada vez mais os papais e mamães brasileiros.

Como explica a enfermeira Dione de Oliveira, da Vidas Training, que ministra cursos para gestantes e também no trabalho pós-parto relacionados aos cuidados com os bebês, no banho em banheira comum, o bebê entra em contato com a água e sente como se estivesse de volta ao útero da mãe, mas, logo em seguida, ele percebe que o ambiente não é protegido como antes e que nem mesmo a posição na qual ele se encontra é habitual, então, seu corpinho enrijece e o bebê começa a chorar. “A partir daí entra em um estado de estresse, o que pode ocasionar diversas reações intestinais após o banho, como as cólicas, o que efetivamente não acontece após os banhos na banheira de ofurô”, afirma Dione.




As enfermeiras Elis (à esquerda) e Dione (à direita) ensinando como se dá o banho de ofurô em bebês: “posição semelhante a que o bebê ficava dentro da barriga da mãe leva ao aconchego”



Segundo ela, pesquisas revelam que mais de 85% dos banhos comuns em bebês causam desconforto e rejeição à água por conta da memória sensitiva. Já com a banheira de ofurô, que é mais alta e apertada, a situação é outra. “Nesse método, o bebê fica na posição fetal, o que recria o ambiente e as sensações intra-uterinas, traz bem-estar e tranquilidade ao bebê, que estará aquecido e num ambiente arredondado, do mesmo modo que o local que o protegeu durante nove meses”, afirma a enfermeira neonatologista Elis Regina Varalda Rodrigues, que também ministra o curso.

Entre os principais benefícios do banho de ofurô, elas citam: redução de estresse, de ansiedade, cansaço e de dores corporais, além de melhora da circulação, estimulação da respiração em maior amplitude, relaxamento muscular e conforto e sensação de aconchego. “O uso da banheira terapêutica traz benefícios que surpreendem até mães mais experientes, como o fim do choro durante os banhos, a diminuição de cólicas e um sono mais tranqüilo”, completa Elis.


Apenas água e bem-estar

Embora para os adultos o banho de ofurô remeta imediatamente ao uso de sais e óleos relaxantes, para os pequeninhos é diferente. Ele leva apenas água, pois outros produtos podem causar irritação na pele e alergias, e deve ter a duração de 15 a 20 minutos para que se obtenha o efeito desejado. “Desde o nascimento até que a criança caiba na banheira este banho pode ser dado diariamente”, afirmam as especialistas.

Muitos pais podem perguntar “mas que banheira é essa?” e “onde eu a encontro?”. Em muitas lojas de produtos para bebês já é possível encontrar esse objeto que tem um formato parecido com um balde, mas é transparente para facilitar a visualização da criança, além de ter alças ergonômicas que facilitam o transporte, mesmo quando está cheia de água. “É ergonômica, com formato interno especial para acomodar o bebê da melhor forma, na melhor posição, sem prejudicar sua coluna. E tem mais um ponto ao seu favor: mantém a água quente durante cerca de 20 minutos, tempo recomendado para o banho”, completa Elis.








Nasceu, dia 04/01/2012 as 01:30hs, o André Luis, um lindo bebê com 3.415kg, medindo 50cm. A mamãe Ana Elisa Nascimento e o papai Eduardo Barrese estão super felizes. 

A Equipe Vidas Training esteve acompanhando cada detalhe desta chegada e, logo após o nascimento, realizou o banho terapêutico de ofurô, e o bebê ficou relaxado e tranqüilo. 
Em breve colocaremos mais fotos aqui no site e no no facebook. 



Visitas

121035
HojeHoje47
OntemOntem88
Está semanaEstá semana135
Este mêsEste mês749
TotalTotal121035

Novas Turmas

Redes Sociais

Banner
Banner